O evento

Neste ano de 2019, comemoramos os 50 anos da publicação de “A arqueologia do saber”, do filósofo francês Michel Foucault. Desde 1999, um grupo constituído por professores de diferentes universidades do Brasil vem se debruçando sobre os pressupostos teóricos e analíticos presentes nessa obra com o intuito de compreendê-los no interior da chamada Linguística teórica (subárea da Linguística), mais especificamente, nos estudos em Análise do Discurso. Nesses 20 anos, esse grupo se fortaleceu e criou um GT na Anpoll, intitulado Estudos Discursivos Foucaultianos, iniciado em 2018.

“(RE)LER A ARQUEOLOGIA DO SABER HOJE NOS ESTUDOS DISCURSIVOS DA LINGUAGEM: 50 ANOS” tem a finalidade maior de oportunizar a troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores, professores e alunos do país que se dedicam ao estudo da constituição, formulação e circulação dos discursos na sociedade contemporânea.

 

Com isso, destaca-se o seu caráter interdisciplinar e temático, uma vez que a programação permitirá observar a abrangência do pensamento de Michel Foucault, mostrando as diversas possibilidades teóricas e metodológicas de análise de diferentes materialidades discursivas, sobre as quais pesam as relações de poder/saber, com seus dispositivos e sua atuação sobre governo dos vivos.

© 2019 por GEF-UEM. Criado com wix.com  |  Para perguntas envie um e-mail: arqueologia50@gmail.com

  • Facebook ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now